quarta-feira, 4 de novembro de 2009


Qual o significado da expressão “chutar o balde”???



Dizemos "chutar o balde" quando abrimos mão de alguma coisa ou ainda quando estamos com raiva de algo.

Ouvi dizer que a expressão vem do fato das pessoas suicidas subirem em um balde, amarrarem uma corda em volta do pescoço e então chutar o balde para finalizar o ato.

Outros já dizem outra coisa. Que a verdadeira origem da expressão não é esta. Na verdade, ela vem dos matadouros de porcos da idade média.

Nestes locais havia um pedaço de madeira enorme no qual os porcos ficavam amarrados de cabeça para baixo na hora de serem abatidos.

Isto fazia com que eles perdessem sangue rapidamente.

Quando o porco estava morto, uma pessoa puxava a corda e batia o pé do porco na viga.

Assim, eles diziam que aquele porco "kicked the bucket" [chutava a viga], ou seja, estava morto e pronto para ser limpo.

Bueno, eu não tenho a mínima idéia daonde se originou a expressão. O que sei é que "eu chutei o meu balde".

Eu não sei se fiz o certo, mas sabe aquela historinha "fazer o que o coração manda"?! Pois bem, se eu for parar pra pensar, creio que nunca tinha feito isso.

Sempre fiz o que todo mundo achava o certo, eu nunca dei muita bola pra o que eu queria, até que a vida veio e mostrou que estava na hora de mudar alguns dos "meus velhos conceitos".

Não sei o que será meu amanhã, mas espero que "ao chutar o balde" algo novo apareça.


Amigos leitores é isso, eu chutei o balde, chutei o emprego que me oprimia, estou aberta a novas possibilidades, se souberem de algo legal, me avisem.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Qualquer hora quero conversar contigo sobre "chutar o balde"! Ando chutando o balde e com vontade de chutar o que vier pela frente! hehehe! Adorei esse texto!
    Saudades de ti!!!! Bj... Dani Datria

    ResponderExcluir
  2. achei muito bom seu site

    ResponderExcluir