quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Silêncio!

Ao ler esta frase, lembrei exatamente de mim, do tempo que estou a viver:
- "Ficar em silêncio não é apenas deixar de falar, mas educar os ouvidos para escutar tudo que está a nossa volta".
Quando um maestro rege uma orquestra, pode ter centenas de instrumentos tocando ao mesmo tempo, mas o olhar atento, o processo de escuta, o faz capaz de saber qual instrumento está desafinado, está em descompasso.
E assim é a vida, e a minha não seria diferente.
Assim como o maestro precisa "treinar" os ouvidos, também nós devemos exercitar a audição, silenciando de vez enquando, parando para ouvir a voz de Deus.
Antigamente eu achava que o silêncio era algo chato, melancólico, algo que me aborrecia. Mas com o passar dos anos vejo o quanto ele é necessário.
Vivo na correria, tentando me encontrar no meio da barulheira. É certo que não mais consigo viver assim. Preciso de tempo. Preciso de silêncio. Preciso de espaço. Preciso "me escutar".
Dizem que só quando as pessoas se acostumarem à quietude, quando conseguirem passar alguns minutos do dia em silêncio, terão a liberdade necessária para decidir sobre sua vida.
Ando correndo atrás de melhores oportunidades, não é fácil, muitas portas estão se fechando, mas eu não desisto.
Quando silencio, escuto meu coração dizer: "eu posso mais do que tenho conseguido", e isso me impulsiona a correr atrás de novos caminhos.
Não pensa que é fácil bater a cara na porta, não pensa que é fácil escutar o desafino da vida e não conseguir reorganizar a "orquestra". Mas se eu não perguntar, a resposta será sempre "não!", se eu não dar um passo à frente, ficarei sempre no mesmo lugar, e se eu não for atrás do que quero, nunca terei nada.
Já dizia o grande poeta Gibran: "quando o seu pensamento não encontra raízes em seu coração, tende a ficar o tempo todo em sua boca".
Se no livro da vida minhas páginas estão sempre ficando em branco, nunca terei nada para editar.
Não quero mais essa mesmice. Preciso mudanças, urgente!

Um comentário:

  1. É isso ai Rita, já diziam os antigos: "o silêncio é o melhor remedio"! E o silêncio é um direito que nos assite. Todos temos um momento de olharmos pra dentro de nós e descobrirmos o que é melhor e o que nos faz mais feliz.
    Bjs!
    Andrea Borba Griebler

    ResponderExcluir