quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012



Uma saudade boa de lembrar...

Silêncio!

Ao ler esta frase, lembrei exatamente de mim, do tempo que estou a viver:
- "Ficar em silêncio não é apenas deixar de falar, mas educar os ouvidos para escutar tudo que está a nossa volta".
Quando um maestro rege uma orquestra, pode ter centenas de instrumentos tocando ao mesmo tempo, mas o olhar atento, o processo de escuta, o faz capaz de saber qual instrumento está desafinado, está em descompasso.
E assim é a vida, e a minha não seria diferente.
Assim como o maestro precisa "treinar" os ouvidos, também nós devemos exercitar a audição, silenciando de vez enquando, parando para ouvir a voz de Deus.
Antigamente eu achava que o silêncio era algo chato, melancólico, algo que me aborrecia. Mas com o passar dos anos vejo o quanto ele é necessário.
Vivo na correria, tentando me encontrar no meio da barulheira. É certo que não mais consigo viver assim. Preciso de tempo. Preciso de silêncio. Preciso de espaço. Preciso "me escutar".
Dizem que só quando as pessoas se acostumarem à quietude, quando conseguirem passar alguns minutos do dia em silêncio, terão a liberdade necessária para decidir sobre sua vida.
Ando correndo atrás de melhores oportunidades, não é fácil, muitas portas estão se fechando, mas eu não desisto.
Quando silencio, escuto meu coração dizer: "eu posso mais do que tenho conseguido", e isso me impulsiona a correr atrás de novos caminhos.
Não pensa que é fácil bater a cara na porta, não pensa que é fácil escutar o desafino da vida e não conseguir reorganizar a "orquestra". Mas se eu não perguntar, a resposta será sempre "não!", se eu não dar um passo à frente, ficarei sempre no mesmo lugar, e se eu não for atrás do que quero, nunca terei nada.
Já dizia o grande poeta Gibran: "quando o seu pensamento não encontra raízes em seu coração, tende a ficar o tempo todo em sua boca".
Se no livro da vida minhas páginas estão sempre ficando em branco, nunca terei nada para editar.
Não quero mais essa mesmice. Preciso mudanças, urgente!