domingo, 24 de abril de 2011

Nossa dor nunca será como a Dele!

domingo, 10 de abril de 2011

As nossas decepções são do tamanho das nossas expectativas.

sábado, 9 de abril de 2011

Verdadeira ou crítica?

Você já ouvir falar que na escola é necessário desenvolver a capacidade crítica dos alunos?
No período da ditadura, quem ousasse ser crítico, ir contra o regime político, podia ser preso.

Mas o que é ser crítico?

Li que a filosofia ajudou a conceituar o termo.

Vemos então: "espírito crítico", "pensamento crítico", "atitude crítica", "senso crítico", "capacidade crítica", "postura crítica", e por aí vai.

Se engana quem acha que "ser crítico" é ser uma pessoa amarga que só julga tudo e todos.

Quando alguém faz uma crítica a algum filme por exemplo, ele nem sempre vai contra àquele filme.

O crítico analisa, argumenta, investiga, é consistente no que pensa.

A Educação voltada para formação de pensamento crítico traz autonomia e liberta as pessoas para pensarem com mais cautela sobre determinado assunto.

Nem todo mundo tá preparado para ouvir certas verdades, então é mais fácil julgar o outro chamando-o de "crítico", no entanto, se pararmos pra pensar, ele mesmo, não está fazendo uma crítica?

Há muitos anos escuto as pessoas a minha volta me chamarem de crítica.

Algumas me vêem com bons olhos, outros, "me criticam".

Mas estranhamente acontece que muitos me procuram para saber o que penso sobre determinados assuntos, não preocupando-se com minha forma de analisar tudo.

Aí chego ao meu pensamento crítico sobre "ser uma pessoa crítica".

Acho que o crítico é verdadeiro, e só é procurado por que fala a verdade, mesmo que às vezes essa verdade doa.

O crítico é criticado, e como disse uma amiga essa semana: "a primeiro momento o que um "crítico" fala pode parecer duro, mas quando esse tipo de pessoa é procurado, é que na verdade o que ele pensa é importante para quem o procura, e sempre traz algo de positivo e tocante nas suas vidas."

Para Nietzsche, "a verdade é um ponto de vista".

Do seu ponto de vista, ser crítico é ser verdadeiro?

Mas se a verdade é um ponto de vista, será que todo mundo não seria crítico, já que todos possuem suas verdades?!

Prefiro pensar que quem vem a mim e me pede para analisar algo realmente se importa com o que eu penso, senão, vou ficar louca... sou crítica, mas acima de tudo, sou verdadeira.

domingo, 3 de abril de 2011

Você faz parte dos 5%?

Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula pedindo um pouco mais de silêncio, mas ninguém daquela turma se preocupou em atendê-lo.


Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou muito, pois os alunos ignoraram a solicitação e continuaram firmes com a animada conversa dentro da sala de aula. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e decidiu tomar uma atitude mais drástica.


- “Agora prestem atenção, porque eu vou falar isso uma única vez - disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou. Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.


O interessante, é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande, não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores.


Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo, será capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês, sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.


Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”.


Não é preciso dizer, que o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso foi devastador. Aliás, essa observação, tocou fundo em todos aqueles alunos, pois a partir dali, aquela turma teve um comportamento exemplar, em todas as aulas.


Hoje, certamente há muitos que não lembram muita coisa destas aulas, mas a observação do professor, essa nunca mais esquecerão. Aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença na vida de muitos. De fato, podemos perceber que ele tinha razão e desde então, a maioria de seus alunos, fizeram de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não haveria como saber quem estava indo bem ou não; só o tempo mostraria a qual grupo cada um pertenceria no futuro próximo.


A pergunta persiste: “Você é um profissional que faz parte do grupo dos 5%”?