quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Eu viajei.
Eu chorei.
Eu penei.
Eu aprendi.
Eu descobri.
Eu sofri.
Eu celebrei.
Eu busquei.
Eu ri.
Eu vivi. Eu procurei. Eu lutei. Eu conquistei.
Eu me ajudei.
Eu me esforcei.
Eu me estressei.
Eu me olhei.
Eu desejei.
Eu sonhei.

Embora ultimamente tenha me lembrado de mais coisas ruins do que boas neste ano que tá acabando, agradeço a Deus todo dia. 2010 foi ano de aprendizado.

Eu passei grande parte do meu 2010 desejando que ele terminasse. Pois bem, tá terminando.

Que venha 2011!

E a vocês, companheiros de leitura, que volta e meia lêem meus textos e postam comentários, um FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO!

Nos vemos ano que vem, fui...

Eu desejo que desejes (Martha Medeiros)

Eu desejo que desejes ser feliz de um modo possível e rápido, desejo que desejes uma via expressa rumo a realizações não utópicas, mas viáveis, que desejes coisas simples como um suco gelado depois de correr ou um abraço ao chegar em casa, desejo que desejes com discernimento e com alvos bem mirados.

Mas desejo também que desejes com audácia, que desejes uns sonhos descabidos e que ao sabê-los impossíveis não os leve em grande consideração, mas os mantenha acesos, livres de frustração, desejes com fantasia e atrevimento, estando alerta para as casualidades e os milagres, para o imponderável da vida, onde os desejos secretos são atendidos.

Desejo que desejes trabalhar melhor, que desejes amar com menos amarras, que desejes parar de fumar, que desejes viajar para bem longe e desejes voltar para teu canto, desejo que desejes crescer e que desejes o choro e o silêncio, através deles somos puxados pra dentro, eu desejo que desejes ter a coragem de se enxergar mais nitidamente.

Mas desejo também que desejes uma alegria incontida, que desejes mais amigos, e nem precisam ser melhores amigos, basta que sejam bons parceiros de esporte e de mesas de bar, que desejes o bar tanto quanto a igreja, mas que o desejo pelo encontro seja sincero, que desejes escutar as histórias dos outros, que desejes acreditar nelas e desacreditar também, faz parte este ir-e-vir de certezas e incertezas, que desejes não ter tantos desejos concretos, que o desejo maior seja a convivência pacífica
com outros que desejam outras coisas.

Desejo que desejes alguma mudança, uma mudança que seja necessária e que ela não te pese na alma, mudanças são temidas, mas não há outro combustível para essa travessia.
Desejo que desejes um ano inteiro de muitos meses bem fechados, que nada fique por fazer, e desejo, principalmente, que desejes desejar, que te permitas desejar, pois o desejo é vigoroso e gratuito, o desejo é inocente, não reprima teus pedidos ocultos, desejo que desejes vitórias, romances, diagnósticos favoráveis, mais dinheiro e sentimentos vários, mas desejo, antes de tudo, que desejes, simplesmente.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Papai Noel pode até não existir, mas DEUS EXISTE!


Não lembro muitas coisas de quando era criança, mas lembro que um dia pedi ao "Papai Noel" um violão, e ganhei... não lembro de outros pedidos... nunca fui uma criança que pedia.
Não lembro dessas "frescurinhas" de "por o sapatinho na janela" esperando que Papai Noel viesse deixar meu presentinho.
Pra falar a verdade, depois de adulta, ainda me pergunto: "Por que as pessoas cantam tão felizes uma música triste e sorriem como se estivessem cantando algo alegre?"
Poxa vida! Sorrir enquanto canta "Já faz tempo que eu pedi mas o meu Papai Noel não vem, com certeza já morreu ou então felicidade é brinquedo que não tem"... que isso?! quem será o "infeliz" que fez essa música?!hehehe
"Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem"...
Daonde??? vem mesmo?!
Acho que muita gente deixou de apostar que o "velhinho" venha... tanta gente na rua, sem comida, sem teto, sem trabalho, sem amor.
Tanta gente que não sabe mais o que é Natal... e hoje em dia tanto consumismo... as pessoas só sabem comprar, comprar, comprar.
Ano após ano escuto a mesma notícia: "esse ano as vendas de Natal superaram as do ano passado"... o que os pais estão ensinando aos filhos?! qual o verdadeiro sentido do Natal?
Há pessoas que gastam todo 13º em compras de fim de ano e entram no ano novo cheio de dívidas, e ainda querem que "o velhinho sempre venha, durante o ano inteiro"!
Desde pequena aprendi que Natal é celebrar o nascimento de Jesus, que é mais do que trocar presentes. Aprendi a olhar a missa do Galo, a estar em casa, com a família, e não nos bailes bebendo. Aprendi nos simples gestos de carinho a ofertar meu coração e desejar tudo de melhor aos "meus", seja família, amigos, vizinhos, colegas... Aprendi a me doar, a dar alegria a quem muitas vezes não só não acredita em Papai Noel, mas também tem esquecido que Deus exista...
Minhas melhores lembranças estão na adolescência, quando saía pelas ruas cantando músicas natalinas, visitando asilos, creches, hospitais... ah! que saudade! era tão bom sair cantarolando por aí, dando um pouquinho de felicidade a quem precisa.
Papail Noel pode até não existir, pode até deixar de vir, pode até não trazer a felicidade esperada...
Mas a felicidade em DEUS, ah! essa sempre EXISTE, e essa, ninguém pode comprar...
Não espere um mundo melhor para seus filhos, deixe seus filhos melhores para o nosso mundo.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Guardar

"Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la. Em cofre não se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa à vista. Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado".

Final de ano, época em que os pensamentos transitam do alegre ao triste, tempo de lembranças, umas que queremos deixar pra traz, outras que ano após ano queremos levar junto no coração, na memória, no pensamento.
Época boa pra fazer limpeza... não só do ambiente físico, mas também de algumas lembranças... passado já passou! hoje resolvi fazer limpeza.
Tirei fora coisas que guardava por muitos e muitos anos, cartões, cartas, fotos... coisas que hoje não têm mais a importância que tinham há alguns anos atrás.
Todo dia é uma ocasião especial. Promessa de final de ano: vou guardar apenas o que tem que ser guardado.

Guardar lembranças, sorrisos, poemas, saudades, cheiros, momentos... algumas pessoas...
Já dizia uma grande escritora... "guarda-se o que há dentro de nós, o resto?! o resto é para ser usufruído".
Hoje coloquei fora "heranças de papel".
Cansei de guardar.
Acumulava papéis e dava muita importância àquelas folhas... na verdade pouco importam... importa as pessoas que escreveram aquelas coisas, e foi muito bom "guardar no peito" cada palavra ali escrita, minha memória tá cheia de boas recordações, e a lixeira aqui de casa cheia de papel.
Não são lixo, são papéis que resolvi guardar apenas na memória, no coração.
Cultivar o passado? Não... cultivar as pessoas.
É difícil se desfazer de coisas antigas, talvez essa dificuldade seja proporcional à dificuldade de olhar pra frente.
Não quero cultivar papéis. Não quero conservar meu passado com lembranças e naftalina.
Tudo o que hoje guardamos, mais tarde, quando a gente morrer, vai ser apenas papéis que os outros irão ler e não darão importância, por que valor afetivo só tem pra nós.
De hoje em diante só guardo aquilo que tenho espaço pra guardar, tanto no peito, como no guarda- roupas.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estafa mental


Depois de muito estudar, horas, dias, semanas, meses... enfim, férias!
Tô estafada! Cansada mesmo! Vou ter que tomar muito floral pra baixar o estresse...hehehe
Foi um semestre complicado...
Mesmo assim, valeu a pena.
Me orgulho de ter lutado, não ter abandonado o barco, e apesar de todos os pesares, mil e um problemas surgidos nesse semestre, eu venci!
Agora mereço descanso!
E mesmo não sabendo muito o que fazer "não fazendo nada", vou aproveitar uns dias pra isso: não ter hora pra nada!

Ausência













Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

(Carlos Drumond de Andrade)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante."

(Charlie Chaplin)