sábado, 31 de julho de 2010

Decepções


Por melhor que as pessoas sejam, por melhor que suas intenções aparentem ser, sem querer talvez um dia, elas nos decepcionem.
Todos somos falhos, todos suscetíveis de erros.
Pais erram com a criação dos filhos, filhos não dão valor a bela família que possuem, marido e mulher juram amor eterno, mais tarde separam. Colegas decepcionam com suas atitudes, amigos pisam na bola de vez enquando. E assim é a vida...
Eu já tive a frustrante experiência de "pisar na bola" com alguém que não queria jamais ter machucado.
Faz parte da vida, erros e acertos, um amadurecimento necessário.
A experiência de se decepcionar com um amigo é natural, mas importante. Faz com que percamos a ilusão de que "tais pessoas" são perfeitas, as derrubamos dos pedestais que nós mesmos sem querer a colocamos, além de as vermos como realmente são, perdemos a idéia de que somos seres intocáveis e imaculados.
Uma verdadeira amizade deveria ser guiada por princípios quase que religiosos: verdade, transparência e partilha.
É preciso que nos comprometamos com verdadeiras amizades.
Quem não se compromete, não ama.
Ver um amigo fazer "burrada" e nada fazer ou dizer é pura falta de comprometimento, talvez não se ame tanto o amigo como se diz amar.
Quando a amizade é verdadeira, o único medo que temos que ter é o de deixar que um amigo se perca por nada fazermos.
Mesmo que eu fale algo que os magoe, tento vencer o medo de falar a verdade, não seria amiga se fingisse que está tudo bem, nunca fui de passar a mão na cabeça dos amigos, sou mais do tipo que desafia a enxergar com os olhos racionais, porque emoção demais, às vezes, cega.

Recomendo...


"Mãos Talentosas", "O Solista" e "O contador de histórias"




sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Amigos são como o vento: às vezes perto, outras longe, mas eternos em nossos corações.”

Saberias definir "o que é um amigo"?
Dizem que é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa.

Ah, dizem também que pode ser um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
O fato é que amigo é mais que ombro amigo, uma mão estendida, aquela mente aberta, um coração pulsante e as costas BEM largas.
Amigo é quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu.

Ah!Amigos!

Seres que cedem e não esperam retorno, porque na verdade sabem que o ato de compartilhar um instante qualquer com a gente já nos realimenta, satisfaz.

Amigo é quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.

Amigo é a compreensão para o nosso cansaço e a insatisfação para a nossa reticência.
Alguém que entende nosso desejo de voar, de sumir devagar, as angústias pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir".

Ai que saudade de ter meus amigos distantes por perto...

E os de perto, que se distanciam aos poucos pela correria dos dias.

O amigo é quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia.

Amigo é aquele que toca nas nossas feridas numa mesa de chopp, ou de coca-cola mesmo...hehehe... é quem acompanha nossas vitórias, ah! e faz piada amenizando problemas... lembrei de alguém...hehehe

É quem tem medo, tem dor, náuseas, cólicas, prazeres, enfim, igualzinho a você!!!

Sabe que viver é ter história pra contar. Sorri pra você sem motivo aparente, e sofre com seu sofrimento.

Essa é boa... "é o achar daquilo que você nem sabia que buscava".
Amigo te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, mas apresenta o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos.

Olhos... ah, os amigos falam com o olhar... e lêem os nossos olhares.

É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo.

Amigo aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante.

Amigo é aquele que te diz "EU TE AMO" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama "e ponto".

É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é para sempre! Para sempre, para sempre!

domingo, 18 de julho de 2010

O fim dos professores

O ano é 2.209 D.C. - ou seja, daqui a duzentos anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:
– Vovô, por quê o mundo está acabando?
A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:
– Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.
– Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?
O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.
– Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?
– Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.
– E como foi que eles desapareceram, vovô?
– Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa..
Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”. Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. Os professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.
Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério.
Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão, sindicalistas – enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.
Ah, mas teve um fator chave nessa história toda. Teve uma época longa chamada ditadura, quando os milicos colocaram os professores na alça de mira e quase acabaram com eles, que foram perseguidos, aposentados, expulsos do país, em nome do combate aos subversivos e à instalação de uma república sindical no país. Eles fracassaram, porque a tal da república sindical se instalou, os tais subversivos tomaram o poder, implantaram uma tal de “educação libertadora” que ninguém nunca soube o que é, fizeram a aprovação automática dos alunos com apoio dos políticos... Foi o tiro de misericórdia nos professores. Não sei o que foi pior – os milicos ou os tais dos subversivos.
– Não conheço essa palavra. O que é um milico, vovô?
– Era, meu filho, era, não é. Também não existem mais...

Autoria Desconhecida

domingo, 11 de julho de 2010

Frase do Senador Cristovam Buarque

"O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza."

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mão de Deus

Há bem pouco tempo atrás postei no blog algo entitulado "Será que Deus dorme?"
Vivia um período complicado e triste, estava desmotivada.
Mas hoje quando acordo sorrio e digo: "Obrigado Deus!"
Obrigado pelas pequenas e grandes vitórias, obrigada pela minha família, pelos meus amigos, por ter saúde, por ter casa, comida, roupa, trabalho, estudo... obrigada Deus por ter passado num concurso!
Algumas pessoas já devem ter ouvido falar dessa novidade.
Mas só eu sei o quanto ela tem um gosto especial.
O quanto eu precisava de uma notícia boa, o quanto eu precisa de uma luz.
Não vou usar de hipocrisia: não estudei.
Não estou sendo metida e "achada", como se não precisasse estudar pra passar nas provas.
Não é isso.
Mas cá pra nós, foram anos tentando.
Não só entrar pra Caixa, como pra o Banrisul, BB, Polícia Rodoviária,MPU....
E foram TANTAS VEZES... inúmeras....incontáaaaveis!
Por isso não estou me gabando de nada, mas queria dizer uma coisa, foram anos de conhecimento adquirido.
Quem tem medo das provas da Cespe?! eu tinha, não tenho mais.
Me "botaram" numa faculdade Federal, e agora, se Deus quiser, logo logo, na Caixa Federal.
O gostinho de voltar, agora em situação diferente, tem um gostinho especial.
Aos que relaxaram um dia a "estagiária", " pelego", "a faz tudo", "a terceirizada", só posso dizer: vão ter que me engolir!
Aos que SEMPRE me motivaram, incentivaram e disseram que "eu podia", meu mais emocionado OBRIGADO!

"Deus me ama, não estou só, Deus cuida de mim quando fala pela tua voz, que me diz: Coragem!"
Sentir o abraço e a palavra sincera de quem sempre me quis bem me fortaleceram muito.
Demore o tempo que demorar,tenho certeza: serei chamada.
Compartilho com vocês minha felicidade, e tenho certeza, que ela também é de vocês MEUS AMIGOS.

Não foi só o Maradona que teve uma ajudinha da "Mão de Deus"... eu também tive....hehehe