quinta-feira, 28 de maio de 2009

A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. E o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Para pensar...

Nossa geração enfrenta um grande desafio: honrar seus compromissos e viver de acordo com os princípios cristãos em tempos de descompromisso, de relativismos, de “tudo é válido, desde que cada um respeite a posição divergente da sua”.
Em tempos de distanciamento da verdade, do que é certo, dos valores absolutos da lei de Deus, é cada vez mais difícil ter posições definidas.
No meio de tantas posições “aceitáveis” para a sociedade, é difícil para os jovens permanecer fiéis ao padrão de Deus.
Enquanto a proposta deste século é o “ficar”; sexo à vontade (desde que por amor e com camisinha, é claro ); homossexualismo como uma opção a mais na expressão da sexualidade; a Bíblia permanece a mesma.
É hora de renovarmos nosso compromisso com o que é correto. Hora de sermos considerados, se necessário for, antiquados, quadrados, mas fiéis aos bons princípios.
Não removo os marcos antigos que meus pais fixaram. Esses são valores que não sofrem influências das épocas. Eles são eternos.
Importante darmos atenção ao conselho de Paulo a Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2Tm.3.14,15)
Portanto, jovens, firmem seus valores.
Gente, não só os jovens!!!
A Bíblia é a fonte mais rica e confiável que temos, um livro de aprofundamento, e nem precisas ser seguidor de uma religião para entender isso. Nela encontramos a vontade de Deus para todas as áreas de nossa vida. Se queremos saber se Deus aprova ou não uma atitude nossa, ela está ali para falar.
O que importa é ter dinheiro e ser reconhecido, não importando de que forma os consigam?Não!
Quem acha que isso é o que importa me faz ter cada vez mais certeza de que os jovens atuais são vazios e frios: não foram orientados a respeito da fragilidade humana e dos efeitos ilusórios e periódicos que determinada etapa da vida pode até lhes oferecer.
Como é revelado pela sabedoria popular pepino se torce quando pequeno... depois, de nada mais adianta.... nada mais será mudado.
Pais: prestem mais atenção nos seus filhos!
O que não ensinas dentro de casa, o mundo lá fora vai ensinar.
Se liguem!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

HÁ PESSOAS QUE NOS ROUBAM...
HÁ PESSOAS QUE NOS DEVOLVEM...


Ando um pouquinho sumida, essa semana foi bem corrida.
Tenho pensado muito na vida, o quanto existem pessoas que me fazem bem.
Elas me inspiram a ser uma pessoa melhor a cada dia, me lembram de "dispor de mim e o quanto devo dispor-me aos outros."
Explico!
Me lembram do quanto devo administrar bem a minha vida, pois assim, vivo mais feliz, e vivendo mais feliz, posso fazer os que estão a minha volta mais felizes.
Relações simbólicas, que permitem meu crescimento, que me fazem superar obstáculos, que são capazes de estabelecer pontes que permitem travessias importantes.
Já me decepcionei muitas vezes, mas aprendi que há sempre um aprendizado a ser recolhido depois da dor.
"Não é justo que o ser humano passe pelas experiências de calvários sem que delas nasçam experiências de ressurreições."
É uma pena que tenha gente que não tem pessoas assim por perto, porque é muito mais difícil quando não se tem alguém assim junto da gente.
Se pudesse dar um conselho a quem hoje lê o que escrevo, diria "crie pontes".
Se não possui amigos de verdade, comece a pensar na idéia de estabelecer relações de amizade.
É tão bom quando a gente sente que é importante pra alguém, e que esse alguém nos ama de um jeito todo especial e único.
Amizade pra mim é isso, um amor único. Um encontro de partes que se complementam, porque se respeitam.
E, no ato de se respeitarem, ampliam o mundo um do outro.
Amor não diminui, multiplica!
Tô com saudade dos amigos que moram longe... já tô sentindo falta de quem ainda não foi, mas vai... e daqueles que estão longe, ao mesmo tempo que tão perto...
Que possamos ser assim, não levar as pessoas de si, mas levá-las até elas mesmas.
Ajudar, criar pontes!

domingo, 17 de maio de 2009

Não estás deprimido, estás distraído...

UMA REFLEXÃO EXTRAORDINÁRIA ESCRITA POR FACUNDO CABRAL

- Não estás deprimido, estás distraído...
...Distraído em relação à vida que te preenche,
Distraído em relação à vida que te rodeia,
Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
- Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano,
Quando existem cinco mil e seiscentos milhões no mundo.
Além de tudo, não é assim tão ruim viver só.
Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, é graças à solidão...
Conheço-me...O que é fundamental para viver.
- Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma
maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.
- Não estás deprimido, estás distraído. Por isso acreditas que perdeste algo,
0 que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de
tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma.
Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta de coisas...Livra-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude.
Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamamos de problemas são apenas lições .
Não perdeste coisa alguma: Aquele que morre apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção. E não esqueças, que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração.
-Não existe a morte...Apenas a mudança.
E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas, Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, São Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais perto do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
- Faz apenas o que amas e serás feliz.
Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso,
que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será,
e chegará de forma natural.
Não faça coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor.
Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível, sem esforço.
Porque és movido pela força natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha;
a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou
quatro meses de vida.
-Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
Lembra-te: “Amarás o próximo como a ti mesmo”. Reconcilia-te consigo mesmo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não possuía talento ou valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.
- Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela Terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol brasileiro, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velásquez, Picasso,Tamayo, entre tantas belezas.
- E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas:
Se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas...).
Se tu vences , serás mais humilde, mais agradecido...Portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.
- Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, essa criança que será sócia de teu filho.
Ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez.
Aliás, o serviço prestado é uma forma de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão.
Dá sem medida, e receberás sem medida.
Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda, converte-te no próprio Amor.
E não te deixes enganar por alguns homicidas ou suicidas.
- O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso. Uma bomba faz mais barulho que uma carícia, porém, para cada bomba que destrói, há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena não é mesmo?
Se Deus tivesse uma geladeira, teria a tua foto pregada nela. Se Ele tivesse uma
carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que deseja falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara, amigo, Ele está
Louco por ti!
- Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém
Ele prometeu forças para cada dia, consolo para as lágrimas, e luz para o caminho!

sábado, 16 de maio de 2009

Gente! Tá muitooo frio!!!
Essa semana deu preguiça até de escrever no blog.
Além do que, tô numa gripe daquelas!!!
Agora a pouco, senti uma saudade enorme de alguns momentos que passei quando tinha meus 15, 16 anos... bons tempos!
O pessoal do grupo que frequentei na Igreja, o CLJ, bateu à minha porta fazendo a Campanha do Agasalho. Além de ser um ótimo gesto de solidariedade, causou em mim uma saudade enorme!
Acredito que a gente deva sempre estar atento ao tipo de sentimento que causamos na pessoas, aquele sentimento que quando os nossos olhos encontram os daqueles que fazem ou fizeram parte da nossa história causam, é muito importante.
É tão bom deixar uma saudade boa pra lembrar.
Nessas horas vemos que valeu a pena.
Quando sentimos que valeu a pena ter deixado as pessoas irem além, deixado entrar nas nossas casas, nas nossas vidas, dividindo o que é nosso.
A vida vai muito depressa, sabe o que tenho me perguntado: "O que deixei de mim nas pessoas?"
Às vezes a gente sente que não pode mais voltar, amar quem não amamos na hora que devíamos, consertar o que a gente estraga de vez enquando, pedir perdão quando não pedimos, aquela solidão que talvez a gente não desfez, os sorrisos que negamos, o esforço que não fizemos...
Pessoas vão e vem...
Algumas vão ficar, pelo mal ou pelo bem.
Não morrerá quem soube amar, e que seja sempre assim: que eu deixe só o bem que existe em mim.
Se de repente, contigo, que agora lê o que escrevo, não consegui, espero que um dia possa voltar, e quem sabe assim, te olhar como quem nunca te viu, e no perdão recomeçar, pra depois reconhecer "minha vida é bem melhor por ter você!"

segunda-feira, 11 de maio de 2009


Eu sei quem eu sou, os outros me imaginam.

Uns vêem o que querem ver.
Outros enxergam além do que deixo enxergarem.

O fato é que tenho tentado me preocupar menos com o pensamento alheio.
Às vezes as pessoas rotulam tanto que já não enxergam mais o que realmente alguém é.

Não vivo de aparências.
Me ame quem quiser me amar, não vou mendigar carinho.

Amigos verdadeiros se fazem presentes mesmo quando ausentes.
Aqueles que eu julgava amigos parecem ter sumido, já os que nem sempre devotei muita atenção, tem sido muito amáveis.

Todos tem suas vidas, mas é importante fazer dar tempo para o outro de vez enquando.

É! Sou humana demais pra compreender certas coisas...

domingo, 10 de maio de 2009



Amanhã começa tudo de novo...
Parece que os finais de semana passam voando quando estamos cansados.
E quando "entediados", parece que dura uma eternidade.
Hoje passou voando!

Passei grande parte do meu dia no hospital ajudando a cuidar da minha vó.

Foi muito bom, gratificante.

Talvez alguns pensem "o que tem de bom ficar horas dentro de um hospital, enquanto lá fora faz um sol lindo pedindo um belo passeio?!", eu respondo: " vocês enxergam a margem, eu o profundo".


Lutar pela vida é um ato de coragem, o que falar da minha vó, após 7 meses de um AVC, o que dizer dessa criatura de Deus que luta há quase 50 dias num quarto de hospital?!


Minha vó é um exemplo de luta, de amor a Deus, de fé e perseverança.

Sua vida foi marcada pela dor, pela luta, mas sempre pela fé em Deus.

Parece que eu tô vendo quando abria a janela da minha casa e espiava ela na casa onde ela morava, ao lado da minha, lendo a Bíblia atentamente e rezando o terço todos os dias.


Eh, vó! Eu sinto saudade dessa imagem.

Mas Deus sabe o que faz, e dia após dia me mostra algo novo, que precisa ser visto com o coração.

Hoje, no dia dedicado às mães, presto minha homenagem à Matriarca da minha família: vó Odite!


E obviamente, a minha mãezinha: Dinair, que a exemplo da mãe de Jesus, revela-me Deus a cada minuto de vida.


"... e mesmo quando a visão se turva e o coração só chora, mas na alma, há certeza da vitória, eu vou sofrendo, mas seguindo enquanto tantos não entendem, vou cantando minha história, profetizando que EU POSSO, TUDO POSSO... em JESUS."

sábado, 9 de maio de 2009

Em homenagem a minha amiga Ísis, que me enviou esse lindo vídeo, resolvi aprofundar meus conhecimentos musicais buscando o que significava a letra da música "Amazing Grace".

Amazing Grace é um conhecido hino
cristão composto pelo inglês John Newton, que depois de um curto tempo na Marinha Real, iniciou sua carreira como traficante de escravos.
Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois que ele deixou o convés, o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade.

Mais tarde ele comentou que durante a tempestade ele sentiu quão frágil e desamparado eles estavam e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento.

Incentivado por esse acontecimento e pelo que havia lido no livro,
Imitação de Cristo de Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e tornou-se cristão, o que o levou a compor a canção Amazing Grace (em inglês: "Graça Maravilhosa").

Aprecie a música... e por que não dizer, os belos homens que a interpretam neste vídeo.
Bom sábado!



quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Toda relação humana necessita de cuidados, porque sempre transita nos limites tênues entre amor e posse.
Do amor à posse o caminho é curto.
Basta que percamos o foco de nossa identidade para que corramos o risco de alguém administrar nossa vida, roubando-nos de nós mesmos."

domingo, 3 de maio de 2009


Arvoreando
(Maninho)

Flores são todas as cores de tantos amores que eu nunca esqueci. Límpida passa no peito essa seiva, verdade que me une a você. Livre de toda a maldade essa tal de amizade pra mim é raiz, que deixa marcas no solo, é a beleza do colo, do ombro e do sim.

Necessidade da terra, presença essencial para a vida, a sua maneira de ser para mim já poda o que há de ruim. A minha vontade é de ser pra você feito sombra, descanso sem fim.

E se algum dia esquecer de mim só se lembre que eu tenho raiz. Só se lembre que estou por aqui.

"... Dos relacionamentos que você já teve, quais foram as ocasiões em que verdadeiramente você foi modificado para melhor?

Será que você é lembrança doída na vida de alguém? Será que já construiu cativeiros? Ou será que já viveu em algum?

Será que já idealizou demais as situações, as pessoas e por isso perdeu a oportunidade de encontrar as situações e as pessoas certas?

Sejam quais forem as respostas, não tenha medo delas.

Perguntar-se é uma maneira interessante de se descobrir como pessoa, pois as perguntas são pontes que nos favorecem travessias."

(LIVRO: "Quem me roubou de mim?" - o seqüestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa - Padre Fábio de Melo)

Este é o livro que estou lendo no momento. Por vezes difícil de ler e entender, escrito pelo Padre Fábio de Melo, esta obra aborda algumas questões sobre as dificuldades das relações humanas.


É um livro bastante profundo, que apresenta uma linguagem poética e leve para falar de coisas tão importantes em nossa vida.


Por meio de reflexões filosóficas, textos poéticos e histórias reais, o autor toca nosso entendimento e nossas emoções, convidando-nos a um mergulho em nossa subjetividade, afim de nos fazer conhecer a nós mesmos e a descobrir como viver e conviver melhor não só com as pessoas que nos cercam, mas com todos que passam pelo nosso caminho.


Vale a pena conferir!

sexta-feira, 1 de maio de 2009


"Sim, todo homem é bom, todo humano é bom, toda face, olhar e matiz. Sim, todo homem é bom, sendo ele o que for, forte, fraco, tristonho ou feliz. Todos os pobres, os livres, os nobres, os feios, os belos, os ricos também. Todos os desesperados, os esperançosos, os néscios, os sábios ou não. Todos por certo são bons, como é bom nosso Pai, que criou cada jeito de ser. Todo semblante é bom, todo instante é bom, quando há vida e quando há viver. Todo o âmago é bom, toda essência tem dom, de amar, ser reflexo de Deus. Mesmo que o mal ronde perto, e nos faça um deserto esse bem ficará, e uma gota do céu cairá. Sim, todo homem é bom, todo humano é bom, se ele sabe entregar-se num sim. Todo o sonho é bom e o futuro é bom, se a esperança caminha aqui. Todo o justo, o crente, o descrente, o que sabe ser gente, e que sente a canção. Todo aquele que é jovem, o que é velho, o que foge do espelho, e o que olha nos olhos também. Todo o doente é bom e também todo são, o que pede, o que dá e o que não. Todo indigente é bom, e também quem tem dom, que tem tudo ou nada ao sol. Todo alegre é bom, todo triste também, se olha a vida e aceita o amor. Todo valente, o covarde, o contente, o sério e o sonhador. Todo sério e o sonhador!Sim, todo homem é bom, todo humano é bom, se ele sabe entregar-se num sim. Todo o sonho é bom e o futuro é bom, se a esperança caminha aqui. Todo o que reza, o que pede, o que implora, aquele que chora e o que vive tão bem. O que separa o erro de quem fez errado e aos pecados dá fim e enxerga em verdade o que é bom. (Rodrigo Grecco)"

FELIZ DIA DO TRABALHADOR GENTE BOA!